DICAS PARA SIPAT

Reunimos as melhores Dicas para SIPAT para que você possa realizar uma SIPAT de sucesso dentro da sua empresa.

A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do trabalho que a maioria das empresas brasileiras realizam anualmente tendo sua obrigatoriedade no artigo 5.16, alínea “o” da Norma Regulamentadora Nr 05.
Essa semana no entanto prevê antes de tudo a redução significativa na ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais dentro da empresa.
Normalmente são desenvolvidas atividades como palestras, gincanas, teatro e atividades de maneira presencial ou ONLINE relacionadas aos temas escolhidos.
A campanha de Segurança do trabalho SIPAT é uma campanha que as empresas celetistas são obrigadas a realizar para a promoção da educação e debate de conscientização sobre atitudes de prevenção entre empregados e empregadores.
As informações e dicas para SIPAT são passadas de maneira simples, agradável e de fácil entendimento por parte do público participante.
Desta forma preparamos diversas dicas de atividades incríveis que podem ser aplicadas nessa campanha de prevenção.

Preparamos algumas dicas para SIPAT podem fazer a diferença a fim de que seu evento seja diferenciado levando informações úteis aos colaboradores.

  • Palestras Teatralizadas – Essa abordagem é muito boa para prender a atenção dos colaboradores. Existem várias empresas especializadas em apresentações teatrais para a SIPAT.
  • Show com Mágicas – Essa prática pode de maneira bastante interessante surpreender os participantes. Números de Ilusionismo que podem exemplificar as matérias relacionadas à saúde e segurança do trabalhador.
  • Intervenções Setoriais – Apresentações de esquetes com personagens ou mágicas com duração de até 20 min que podem acontecer na linha de produção, (indústria) escritórios e demais estabelecimentos.
  • Palestra Virtual ao vivo Transmitida Online – algumas empresas optam em fazer a SIPAT de forma virtual transmitida ao vivo para que a interação mesmo de maneira online possa acontecer. O fato da transmissão ser ao vivo é que faz toda a diferença devido ao fato de reunir os funcionários sem tira-los do setor onde trabalham.
  • Show da Segurança – Atividade baseada no programa “show do Milhão” apresentado por Silvio Santos. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas sobre saúde e segurança do trabalho relacionadas a rotina interna da empresa.
  • SIPAT Familiar – É a situação em que a empresa abre suas portas para a família dos colaboradores.  A empresa por sua vez proporciona uma semana ou um dia de atividades como Teatro, Shows com Músicas ou Mágicas e convida os familiares dos colaboradores para participar.
  • Concurso de Frases para Sipat – A empresa junto com os membros da CIPA podem organizar um concurso de frases sobre segurança do trabalho para ser o tema da SIPAT. Esse concurso deve ser aberto para todos os funcionários e para incentivá-los a participar deve-se ter uma premiação atrativa que os motive-os a participar.
  • Divulgação da SIPAT – A divulgação da SIPAT pode ser feita de diversas formas:  Cartazes, Panfleto com a programação que pode ser empresa, ou virtual, vídeos com os integrantes da CIPA convidando os colaboradores, Intervenções setoriais e outros meios…
  • Festival de Paródias – A empresa junto aos integrantes da CIPA podem proporcionar eventos de música onde os participantes sejam integrantes do quadro de colaboradores.  Concurso de parodias relacionadas ao tema do evento. Isso é uma maneira interativa de levar a informação e mostrar a criatividade de cada colaborador.
  • Mímica SIPAT – A mímica tem como objetivo testar o conhecimento dos colaboradores sobre os Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I’s) os atos inseguros que acontecem na empresa.
  • Saúde e Prevenção – Se a empresa tiver contrato ou convênio médico, é possível solicitar a presença de profissionais da área da saúde para que eles realizem exames comuns como de glicemia, aferição da pressão arterial e cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea).
  • Parcerias para SIPAT –  Caso a empresa não tiver um convênio, uma ideia legal é tentar alguma parceria com graduações de medicina e enfermagem de universidades e faculdades locais, para que façam esse tipo de avaliação.
  • Vídeos de Saúde e Segurança do Trabalho – Caso algum membro da SIPAT tenha aptidão para edição de vídeos, a empresa pode montar um material com teor motivacional relacionado à saúde e à segurança no trabalho.

São muitas as dicas para SIPAT que podem ser usadas para levar informações por meios de palestras, shows, gincanas, intervenções etc…

O importante é que a SIPAT seja capaz de motivar os participantes a refletirem sobre seus comportamentos e se conscientizarem sobre os temas propostos.

página 1 de 2

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Iniciar Chat
Olá,
Precisa de ajuda?