O QUE É SIPAT?

o que é sipat

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Esse é o nome dado a uma semana de atividades temáticas e direcionadas para prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
Trata-se de uma semana voltada à prevenção, tanto quanto se diz respeito aos acidentes de trabalho ou as doenças ocupacionais.
A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A SIPAT foi criada no ano de 1971 de acordo com o decreto 68255 onde se normatizou e regulamentou-se a campanha interna de prevenção de acidentes do trabalho.
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, tem a incumbência de organizar, promover e programar a SIPAT que deve ser realizada anualmente.

Na Legislação atual a SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O:
A SIPAT deve ser promovida em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

QUAIS OS OBJETIVOS DA SIPAT?

  • A SIPAT durante seu período tem como seu principal foco orientar e conscientizar os funcionários da empresa sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais associadas.
  • Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham uma vaga ideia de segurança, mas sim que pratiquem a segurança como fator principal para o desenvolvimento do trabalho.
  • Mostrar de forma clara, simples e objetiva os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalhador dentro e fora do ambiente de trabalho
  • Ajudar a criar uma cultura de segurança dentro do ambiente de trabalho, trabalhando a segurança de forma cotidiana através dos DDS Diálogos Diários de Segurança. Conheça DDS
  • Alertar os funcionários e colaboradores sobre os reais riscos de acidentes de trabalho que estão expostos durante uma jornada de trabalho;
  • Buscar a participação efetiva de todos envolvendo também os encarregados, diretores, gerentes e se possível familiares;

A SIPAT não deve ser vista simplesmente como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Como citamos acima, a CIPA é responsável pela elaboração da SIPAT em parceria com o SESMT e colaboradores voluntários.
Em empresas que não tem SESMT a própria direção da empresa o setor de RH poderá definir o responsável.

A SIPAT É OBRIGATÓRIA A PARTIR DE QUANTOS FUNCIONÁRIOS?

A norma não especifica quanto ao tamanho da empresa nem a quantidade de funcionários que a empresa deve ter para ser obrigada a organizar a SIPAT.
Devido a isso vemos que é uma atividade obrigatória em todas as empresas, independente do tamanho ou segmento.

QUAL A DURAÇÃO E FREQUÊNCIA DA SIPAT?

Como o nome já sugere, a SIPAT deve ser organizada para se desenvolver suas atividades como por exemplo: palestras, teatros e jogos interativos durante uma semana.
Algumas empresas realizam a SIPAT em 03 dias outras em um dia que ai passa a ser chamada de DIPAT ( Dia Interno de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

QUAIS SÃO OS DIREITOS DA SIPAT?

É importante definir uma meta para a SIPAT, pois através dela se pode os combater os problemas comportamentais específicos.
Ex: alcoolismo, drogas, tabagismo, comportamentos impositivos.

Por isso é tão importante a escolha de um bom tema. Nossos Temas Para Sipat
Sua realização dever ser feita em local adequado, limpo e com equipamentos áudio e vídeo de acordo ou seja compatível com o numero de participantes;
A empresa tem que liberar todos os colaboradores para participar da semana ou pelo menos a maioria;

SIPAT É SOMENTE UMA SEMANA DE PALESTRAS?

Pode ser que sim! e pode ser que não!
A legislação não interfere quem define o rumo da SIPAT são os organizadores. O seja os integrantes da CIPA.
Para que o evento fique mais interessantes pode-se fazer gincanas, quebra gelos, ginásticas laborais, jogos de perguntas e respostas como show do milhão entre outros…

POSSO CONTRATAR PALESTRAS GRATUITAS?

Tome cuidado com palestras gratuitas! Antes de aceitar uma palestra gratuita em sua empresa procure saber sobre a procedência da empresa em questão.
Cuidado com empresas que oferecem palestras gratuitas para terem em troca a liberação de venda de livros com descontos em folhas de pagamento.
Procure conversar com outras empresas que também tiveram experiência com a referida empresa, e só depois de analisar com calma decida pela aceitação ou não.
Uma opção para os temas básicos, existe a disponibilidade, sem custo, dos profissionais da ANVISA (Associação Nacional de Vigilância Sanitária).
Outra instituição que oferece palestras gratuitas para SIPAT é o Corpo de Bombeiros.
Postos de Saúde Municipais também costumam oferecer palestras gratuitas e costumam serem bastante confiáveis.
Essas instituições tem conteúdo e credibilidade para apresentar palestras de qualidade com custo zero.

Teatro sipat

DICA IMPORTANTE PARA REALIZAÇÃO DA SIPAT!

Os temas mais específicos, como proteção auditiva, respiratória, entre outros, podem ser ministrados pelos próprios fornecedores de EPI’s.
Normalmente na equipe já tem gente preparada para esta tarefa e com interesses institucionais em promover a marca do EPI que representa junto à empresa.

COMO MOTIVAR OS COLABORADORES A PARTICIPAREM DA SIPAT?

As sugestões mostradas aos participantes temas, atividades e tópicos oferecidos são acima de tudo requisitos fundamentais para conquistar a confiança do participantes e conseqüentemente sua adesão.
Uma SIPAT deve ser feita com qualidade e criatividade.
Uma equipe dedicada junto com palestrantes, mágicos e atores qualificados podem fazer com que a SIPAT se transforme em um evento imperdível dentro da empresa. Consulte nossas Palestras:
Palestras lúdicas com profissionais diferenciados são uma boa pedida para motivar a participação de todos, fazendo com que o evento fique mais interessante.
Outra maneira plausível de estimular a participação dos funcionários é fazer uma “SIPAT familiar”.
Nesse tipo de SIPAT a empresa libera as atividades SIPAT para a participação da família do funcionário.
Nesse caso a SIPAT acaba criando vínculos entre os funcionários, familiares e a empresa, motivando-os a gostar ainda mais de seu trabalho.
Essa modalidade SIPAT FAMILIAR alem de proporcionar informações e conscientização também a família, busca aproximação e maior entendimento entre ambos.

QUAIS SÃO OS TEMAS OBRIGATÓRIOS PARA SIPAT?

Não existe tema ou atividade especifica definida por lei ou por alguma NR obrigando a empresa abordar esse ou aquele tema.
É sugestionado que se aborde os temas de DST’s E AIDS – ALCOOLISMO TABAGISMO E OUTRAS DROGAS.
As sugestões desses temas foram incorporados a SIPAT ao longo dos anos e muitas empresas acabaram pensando que fossem temas obrigatórios.
O maior exemplo são as palestras DST’s E AIDS, não são obrigatórias na SIPAT, mas como se trata de um evento anual e obrigatório as empresas acabam inserindo-as na programação.
Então o que fazer? Como encontrar temas interessantes? Consulte nossos Temas:
Como disse acima procure encontrar temas que combatam problemas de comportamentais de segurança do trabalho na sua empresa.
Converse com os funcionários da empresa e procure anotar sugestões interessantes e leve-as para as reuniões da CIPA para escolher os temas e sugestões que mais condizem com a realidade da empresa.
É importante lembrar que o objetivo da SIPAT é ser uma ferramenta para despertar no funcionário sobre a prevenção de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e assuntos relacionados.

Alguns temas interessantes para SIPAT:

  • Qualidade de Vida e Alimentação Saudável;
  • Segurança no Trânsito;
  • Ist’s e Aids – Alcoolismo Tabagismo e Outras Drogas;
  • Primeiros Socorros;
  • Inclusão Social;
  • Ergonomia no Trabalho e Doenças Ocupacionais Relacionadas; – Ler (Lesão por Esforço Repetitivo) e Dort (distúrbio osteo-muscular relacionado ao trabalho);
  • Educação Financeira;
  • Motivação/Superação;
  • Relacionamentos Interpessoais;
  • Os 05 Sensos – Utilização, Organização, Saúde, Limpeza E Autodisciplina; – 05’s

Show de magica sipat

Existem empresas que utilizam a semana da SIPAT para abordar temas mais específicos como:
Saúde Mental (Ansiedade e Depressão) ou Administração do tempo e Dependência Digital (Síndrome do pensamento acelerado).
São temas que também podem serem abordados durante a SIPAT.

Nesta semana de palestras a empresa através da CIPA pode abordar algumas peculiaridades e pedir para que elas sejam inseridas no conteúdo das palestras:

  • Desentendimentos no ambiente de trabalho;
  • Brincadeiras inoportunas;
  • Vestimentas inadequadas;
  • Tom de voz e intenções de fala;
  • Frases e palavras que devem serem evitados;
  • Como corrigir e ou chamar a atenção;
  • Forma de tratamento via e-mail, whatsapp e outros meios de comunicação;

São itens importantes que devem ficar de fora da semana SIPAT.

O QUE É CIPA E PARA QUE SERVE?

Como já falamos a sigla CIPA é a Comissão Interna de Acidentes e CIPAT é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
A CIPA tem como seu principal objetivo organizar e elaborar a SIPAT

A CIPA deve apresentar as metas e objetivos aos funcionários mostrar-lhes que ela é uma aliada à favor do bem comum de todos os funcionários.
Mostrar que as palestras e atividades que serão desenvolvidas durante a SIPAT servira para conscientização e aprimoramento do conhecimento de todos.

ALGUMAS ATRIBUIÇÕES DA CIPA!

  • Promover palestras e treinamentos com temas relacionados a saúde e segurança do trabalho para funcionários organizadas pelos “cipeiros” da empresa.
  • Fazer com que o colaborador entenda a importância do uso dos E.P.I.s (equipamentos de proteção individuais)
  • Conseguir através de ações de prevenção a redução do numero de ocorrências (acidentes) dentro da empresa.
  • Colaborar com a segurança de todos mostrando que uma empresa organizada com funcionários dedicados os eventos adversos podem serem eliminados.
  • Os integrantes da CIPA e também os “cipeiros” não devem serem omissos e devem estimular os funcionários para tornar o ambiente de trabalho mais harmônico e seguro.
  • Mostrar para os funcionários os números de acidentes, como eles acontecem, porque acontecem e como podem serem evitados.
  • Transmitir aos funcionários que todos são fiscais de segurança e que ela quando ha comprometimento acontece naturalmente. Conheça mais sobre a CIPA
  • Criar atitudes prevencionistas que permita conhecer as correções necessárias para o progresso na melhoria na redução dos possíveis acidentes de trabalho.

botoao-redondo-solicite

 

Sipat Show – Palestras, Teatro e Mágicas para Sipat
www.sipatshow.com.br

http://portal.esocial.gov.br/

http://trabalho.gov.br/empreendedorismo

http://www.youtube.com/sipatshow

 

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar