SIPAT qual a sua finalidade?

A Finalidade da sipat é de orientar os trabalhadores de pequenas grande e médias empresas de todos os segmentos sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho.
A sipat (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho) nesse sentido visa divulgar e orientar os trabalhadores por meio de palestras e atividades relacionadas.
Essa semana tem como propósito fazer com que os funcionários resgatem e reflitam sobre o mesmo ponto de vista em relação a segurança seja ela individual ou  coletiva.
A sipat surgiu em 1940 com a criação da APBA que é a Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes onde os trabalhadores conquistaram a representação da categoria.
No ano de 1953 foi publicado no diário oficial o Decreto-Lei 34.715 que oficializou a SIPAT a semana dedicada a prevenção de acidentes do trabalho.
Conforme o padrão estabelecido pela portaria 157 a Sipat nos anos 70 era promovida como Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT).
Com o Decreto 68.255 de 1971, portaria 3.233 por orientação das Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) foram impulsionadas as campanhas de prevenção em decorrência do aumento da industrialização.
Em 08 de junho de 1978 com a criação da norma regulamentadora nº 05 NR 05 foram atribuídos os itens necessários para a formação da CIPA e a realização anual e obrigatória da SIPAT.
A sipat tem como finalidade buscar a minimização dos eventos adversos, chamados indesejados ou seja os acidentes e criar uma cultura de segurança dentro e fora da empresa.
A sipat esta prevista na portaria nº 3.214 – pela Norma Regulamentadora NR 05 item 5.16 que orienta as empresas a promoverem a semana de segurança anualmente em conjunto com o SESMET serviço de segurança e medicina do trabalho.
Durante a sipat as atividades buscam alertar os trabalhadores sobre antes de mais nada que o trabalho seguro em um ambiente seguro é o mínimo que se pode exigir em um ambiente de trabalho.
A sipat permite que os trabalhadores reconheçam e corrijam as condições e praticas inseguras e nocivas no ambiente de trabalho.
A sipat geralmente ou seja na maioria das vezes é organizada pelos integrantes da CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Conforme NR 05.
A CIPA por sua vez organiza as palestras e show’s indicando os temas que serão abordados durante a semana.
Os temas mais comuns que são abordados durante a sipat são: Segurança do Trabalho, Segurança no Trânsito, Qualidade de Vida, Stress e Cansaço, DST’s e AIDS, Alcoolismo e Tabagismo, Motivação e Superação. CONHEÇA NOSSOS TEMAS.
A CIPA é responsável por contratar e promover as atividades que serão apresentadas durante a semana. Dinâmicas, Gincanas, Palestras, Depoimentos entre outros…
Cabe aos integrantes da CIPA proporcionar as formas e condições necessárias para realização da sipat e seu bom andamento. Tendo em vista o maior numero de participantes envolvidos no evento.
A Sipat Show é uma empresa especializada na organização e promoção da sipat. É uma empresa que vem atuando no mercado ha mais de 20 anos.
A Sipat Show oferece Palestras Interativas, Teatro, Show’s com Mágicas, Gincanas, Depoimentos. Atendendo com excelência empresas dos mais variados segmentos do mercado nacional.
Contamos com uma equipe capaz de fazer a sipat se transformar em um show de humor e informação.
A Sipat Show realiza o evento SIPAT de acordo com as necessidades exigidas pela CIPA – customizando seus espetáculos e adequando-os ao melhor custo benefício.
Fonte:
Sipat Show

www.sipatshow.com.br

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Iniciar Chat
Olá,
Precisa de ajuda?