Sipat Frigol 2023 aborda Assédio moral no trabalho conforme atualização da NR 5
Entre os dias 11, 12 e 13 de setembro o grupo Sipat Show realizou em parceria com a FRIGOL em São Félix do Xingu – PA a SIPAT 2023.
Com o intuito de melhorar drasticamente as ocorrências de acidentes dentro e fora das empresas, os investimentos em conscientização, saúde e segurança são constantes.
Trata-se de um cálculo simples, colaborador que trabalha com saúde e segurança, pode, além de evitar acidentes do trabalho, reduzir os custos de forma significativa.
A redução dos acidentes de trabalho e a diminuição de ocorrências de doenças relacionadas melhora e muito o desempenho de qualquer corporação e consequentemente sua produção e faturamento.
Empresas do mundo todo investem constantemente na CULTURA DA SEGURANÇA, independente do seguimento, seja na Indústria ou no Campo, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) vem atuando como uma ferramenta importantíssima para conscientizar, prevenir e trazer de maneira direta ao seu colaborador os assuntos relacionados a sua saúde e segurança.
A SIPAT tem como objetivo levar informações sobre os diversos temas importantes para o trabalhador.
Um dos temas abordados, foi o tema assédio, incluindo a adequação da NR 5, que viabiliza promover ao trabalhador, canais de relacionamento para saber identificar e relatar situações de assédio, também foram abordados os temas de segurança do trabalho, qualidade de vida, stress e ansiedade, inclusão e relacionamentos interpessoais.
Campanhas de conscientização sobre o assédio são obrigatórias segundo a adequação da NR 5 e devem ser abordados através de palestras, informativos, intervenções, banners, gincanas entre outros….
A palestra sobre o assédio no trabalho, é realizada de maneira interativa e leve, informando a todos de maneira geral, que através do respeito mútuo, a prevenção e a conscientização, situações de assédio serão evitadas e até mesmo eliminadas dentro e fora do ambiente de trabalho.
Através de uma cultura baseada em valores, com o efeito de construir vínculos fortes dentro da instituição, podendo falar sobre os assuntos que irão conscientizar e criar respeito entre todos os colaboradores da empresa.
Sendo assim, as empresas com Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPA), têm 180 dias para adotar medidas de combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho.
Algumas dessas medidas são:
- Incluir regras de conduta a respeito do assédio sexual e outras formas de violências nas diretrizes internas da empresa, garantindo que elas sejam amplamente divulgadas e difundidas entre os colaboradores, independentemente de sua hierarquia na organização;
- Estabelecer um processo para o recebimento, acompanhamento, apuração e – quando for o caso – aplicação de sanções administrativas aos responsáveis diretos e indiretos pelos casos de assédio sexual e violência. De forma que o anonimato da pessoa denunciante seja garantido, bem como a eliminação de prejuízos dos procedimentos jurídicos cabíveis;
- Inserir temas relacionados a prevenção e combate ao assédio sexual e outras violências nas atividades e práticas da CIPA;
- Realizar, de forma acessível, apropriada e efetiva, ao menos 12 meses de ações de capacitação, orientação e sensibilidade com todos os colaboradores da empresa, independente do seu nível hierárquico, a respeito dos temas relacionados à violência, assédio, igualdade e diversidade no ambiente de trabalho.
O assédio ao trabalhador poderá acontecer tanto dentro como fora do ambiente de trabalho e quando ocorre pode afetar sua saúde física e mental e também sua produtividade.
O assédio é uma situação que pode ocorrer de diversas maneiras:
- Assédio Sexual;
- Assédio Moral;
- Assédio Misto – Sexual e/ou Moral e/ou Outros.
Tipos de assédio em níveis hierárquicos:
- Assédio vertical descendente – ocorre quando o superior hierárquico, em geral aproveitando-se de sua autoridade, vitimiza o trabalhador de hierarquia inferior;
- Assédio vertical ascendente – ocorre por via inversa, ou seja, quando um subordinado ou grupo de subordinados vitimiza o chefe; é constranger o superior hierárquico por algum motivo ou interesse;
- Assédio horizontal – ocorre quando se dá entre colegas de trabalho sem relação hierárquica entre eles;
- Assédio misto – ocorre quando os assédios vertical e horizontal se dão de modo simultâneo; na hipótese, o alvo sofre pela ação de superiores hierárquicos e também por colegas com os quais não tem relação de subordinação.
Através das Palestras realizadas durante a SIPAT o empregador pode levar informações de maneira descontraída a todos os seus colaboradores, de maneira ampla assertiva e de fácil assimilação.