Palestra Show Assédio Moral

Palestra para SIPAT Assédio Moral

A palestra Show “Assedio Moral” procura mostrar que antes de qualquer coisa, é que o importante é que entendamos como ele se caracteriza.

A maioria das pessoas acreditam que o assédio moral se resume a ameaças, piadas, insultos e outros tipos de constrangimentos.
No entanto não é somente isso.
Práticas como orientações imprecisas para a execução do trabalho, sobrecarga de funções, cobranças de metas excessivas, isolamento do funcionário e até restrições quanto ao uso do banheiro, podem ser consideradas assédio moral.
Durante a palestra procuramos mostrar para o publico participante que assédio moral é também a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras.
A Palestra show “Assédio Moral” visa passar para o colaborador as relações hierárquicas autoritárias que podem predominar em condutas negativas.

A palestra é apresentada de forma interativa e divertida tocando nas relações desumanas e antiéticas que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

A palestra mostra de forma divertida as situações de hostilidade, casos de inferiorizações ou ridicularizações geradas em grupo e sem explicações.
Dessa forma, instauram o pacto da tolerância e do silêncio no coletivo, enquanto a vítima os as vítimas do assedio vão gradativamente se desestabilizando e ficando fragilizada, de modo a perder sua auto-estima.
Em geral a palestra alerta para que o assédio moral seja reconhecido, é necessário que a conduta positiva.

A Palestra aborda as manifestações do assédio segundo o gênero.
Com as mulheres: são vários os tipos de controle, que visam intimidar, submeter, proibir a fala, interditar a fisiologia, controlando tempo e freqüência de permanência nos banheiros. Ataques transfóbicos também são comuns.
Geralmente, os assediadores relacionam os atestados médicos e faltas à suspensão de cestas básicas ou promoções.

Com os homens: atingem a virilidade, principalmente.
Em suma, na prática, a “criatividade” dos assediadores supera essas descrições e exemplos.
Por isso a palestra alerta o trabalhador ou trabalhadora a sempre consultar um especialista para que possa esclarecer se a situação vivenciada pode configurar ou não assédio moral.

CONHEÇA NOSSAS OUTRAS OPÇÕES DE PALESTRAS TEATRALIZADAS E COM MÁGICAS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO.

Postagens Recomendadas
Palestra Novembro AzulPalestra para SIPAT Inclusão Social