GINÁSTICA LABORAL/QUICK MASSAGE E A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO TRABALHO

CADA VEZ MAIS EMPRESAS UTILIZAM-SE DA GINASTICA LABORAL/QUICK MASSAGE E A FISIOTERAPIA NO TRABALHO VISANDO O BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DO COLABORADOR

GINÁSTICA LABORAL

Conforme especialistas no assunto, a Ginástica Laboral pode ser definida como um conjunto de práticas e métodos compostos por exercícios físicos e ações correlacionadas a estes que são disponibilizados pelas empresas aos seus funcionários no âmbito do próprio espaço da execução da produção profissional. 

Historicamente, a primeira referência à  Ginástica Laboral foi verificada em um pequeno livro editado na Polônia nos idos dos anos de 1920, denominado de “Ginástica de Pausa” e era destinado a trabalhadores de fábricas. Alguns anos depois, verificaram-se registros da prática da Ginástica Laboral na Rússia e na Bélgica.

No início dos anos de 1960 a Ginástica Laboral foi disseminada para outros países da Europa como  Bulgária,  Alemanha e Suécia. No Japão, na década de 1960, sucede-se a obrigatoriedade legal da Ginástica Laboral Compensatória.

Nos Estados Unidos, verificou-se que a Ginástica Laboral foi acolhida e empregada a partir do ano de 1968, quando criou-se a International Management Review, espécie de Instituto que tratava de estudar a saúde do trabalhador tendo como referencial a atividade ou o exercício físico. 

No Brasil, a primeira referência efetiva à Ginástica Laboral é também acadêmica e foi verificada no ano de 1973, através de uma proposta detalhada na Escola de Educação da FEEVALE, na cidade de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, por meio de estudos biomecânicos que geraram um projeto de educação física voltado ao caráter “recreativo e compensatório da ginástica”.

Os proveitos e as vantagens da Ginástica Laboral são variados e importantes, uma vez que trazem conseqüências positivas tanto no plano físico como também plano mental do empregado, funcionário ou colaborador.

No plano físico, pode-se indicar que a Ginástica Laboral permite que os funcionários realizem movimentos e exercícios que usualmente eles não executam, ou executam pouco, em seu dia-a-dia. 

Ao contrário, também tem o objetivo de relaxar uma acentuada repetição ou ação exagerada de um movimento na operacionalidade do trabalho.

Para tanto é mister explicitar que a Ginástica Laboral deve ser programada levando-se em conta as características de cada tipo de função profissional, assim como o biotipo de cada indivíduo. Assim, a análise deve ser feita como segue: como o funcionário trabalha (mais em pé ou mais sentado), se ele carrega peso ou não, se ele digita no computador por muito tempo, se ele trabalha ao telefone, se ele escreve muito à caneta, de como ele manipula máquinas ou veículos, se passa a maior parte do tempo em ambiente fechado ou ao ar livre etc, isso tudo somado e comparado cientificamente às características individuais do profissional.

No plano mental, a Ginástica Laboral pode positivamente causar no funcionário um sentimento de relaxamento, descontração, o que gera a confiança e o bem estar nele, pois ele se torna menos sedentário também.

Como já foi afirmado, a Ginástica Laboral ocorre no mesmo ambiente no qual o funcionário exerce, diariamente, suas tarefas na empresa. 

Conforme a literatura especializada no tema em pauta, a periodicidade ideal para aplicação da Ginástica Laboral seria todos os dias, mas, na impossibilidade de sê-lo, pode ocorrer de duas a três vezes por semana, sem perda relevante dos resultados positivos esperados. O tempo médio adequado de duração de cada seção da Ginástica Laboral é de cinco a quinze minutos.

A Ginástica Laboral pode ser classificada cientificamente de duas formas que são denominadas de Preparatória e de Compensatória.

A Ginástica Laboral Preparatória ocorre anteriormente à jornada de trabalho ou nas primeiros momentos após o início do trabalho. Ela é praticada a partir de alongamentos e de aquecimentos levando em conta certas necessidade corporais de ossos, músculos, respiração e afins. 

O intuito da Ginástica Laboral Preparatória é o de estimular a movimentação do sangue no corpo e também o de dotar os músculos, nervos, tendões e ossos com uma condição prévia que permita o bom desempenho desses membros e órgãos ao longo do dia produtivo.

A Ginástica Laboral Compensatória ocorre durante a jornada de trabalho e como explicita o nome,  serve para compensar os movimentos feitos por músculos, nervos, tendões e ossos durante o período já trabalhado, por isso usualmente ela ocorre mais ou menos na metade do expediente.

A Ginástica Laboral Compensatória imprime métodos que objetivam o escançar e o abrandar  muscular, além de cuidar da postura do corpo, após o nível de força e repetição dos movimentos no trabalho, o que permite, conseqüentemente, a prevenção de doenças crônicas importantes, das quais podemos citar a LER – Lesões por Esforços Repetitivos – e a DORT – Distúrbios Osteo musculares, Relacionados ao Trabalho – que muito acometem os trabalhadores em todo o mundo.

É comprovado empiricamente, que as empresas que fomentam e estimulam a prática da Ginástica Laboral deveras se aprimoram e se resguardam positivamente, pois é fato de que os empregados, por causa dela,  faltam muito menos ao trabalho por causa de doenças, além de desempenharem seus serviços mais esmeradamente.

A prática da Ginástica Laboral, outrossim, fortalece no desenvolvimento de trabalhos em grupo, pois cria uma maior aproximação entre as pessoas, o que tende a aumentar a eficiência e produção empresariais.

QUICK MASSAGE

Outra modalidade de técnicas físicas voltadas à preocupação com a saúde do trabalhador, que tem ganhado  perceptível amplitude nos dias atuais, é a Quick Massage. O seu significado deste termo é “massagem rápida”. Ela tem a duração média de quinze minutos, é baseada em procedimentos com base em conhecimentos orientais, desenvolvidos em uma cadeira específica para tais ações. 

A Quick Massage é indicada, principalmente, a indivíduos com uma profissão cujo ambiente, cujo contexto, venha a gerar muitas situações de nervosismo, pressão, tensão, cobrança, concentração extrema e afins.

A Quick Massage é uma técnica que objetiva o relaxamento, tanto corporal quanto cerebral do indivíduo.

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

É salutar nos reportar a outra área referente aos cuidados da saúde do trabalhador: é a Fisioterapia do Trabalho. Ela tem como linha mestra a utilização de técnicas científicas para a ação da prevenção, da manutenção e da reversão de problemas relacionados à saúde do trabalhador.

O Fisioterapeuta do Trabalho levanta dados, cria programas, métodos e procedimentos voltados a aspectos importantes da vida física e mental do trabalhador. 

Suas ações mais efetivas são as seguintes:

Análise de questões do âmbito da ergonometria na empresa: busca da harmonia entre o corpo do trabalhador e os meios de produção (máquinas, mesas, cadeiras, veículos etc), para se evitar dores e incômodos desta natureza;

Realização de orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores (dentro do ambiente de trabalho, durante a execução de suas atividades ocupacionais e também fora dele;

Conscientização, por meio de várias mídias, das questões que envolvem a prevenção de doenças no contexto do trabalho e também fora dele;

Elaboração de ações voltadas à efetivação de um programa de Ginástica Laboral;

Conscientização, em nível coletivo, no intuito de se criar um ambiente dócil, saudável e harmonioso no trabalho.

Como se pode percebe, o papel da Fisioterapia do Trabalho é importantíssimo para o bom andamento da Empresa no nível da Prevenção e da Segurança do Trabalho.

É de bom agouro afirmar que “Ginástica Laboral”, “Quick Massage” e “Fisioterapia do Trabalho”, assuntos tratados neste artigo, podem ser pauta das SIPAT -“Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”. Para tanto, é sempre de bom termo consultar e contratar as boas Empresas e os bons profissionais que têm experiência nos assuntos relativos aos trabalhadores e à SIPAT. 

JORNALISTA RESPONSÁVEL: MAURO CUNHA FILHO (MTB.21.497-SP)

FONTES: 

FEEVALE

Ministério do Trabalho e do Emprego

Governo Federal do Brasil

Universidade São Paulo-USP

Jornal O Estado de São Paulo

FIESP

PUC-RJ

OAB-SP

RADIO JOVEN PAN

FGV

FOLHA DE SÃO PAULO

SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO PARA SIPAT.
ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
WWW.SIPATSHOW.COM.BR

Postagens Recomendadas