SIPAT E AS COOPERATIVAS

COOPERATIVAS BUSCAM CADA VEZ MAIS PALESTRAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O que vem a ser uma Cooperativa? Segundo a literatura especializada na temática, pode-se caracterizar “Cooperativa” como uma entidade independente e formalmente legalizada, constituída por pessoas físicas que se agregam de modo não compulsório para tratar de interesses comuns de cunho econômicos, sociais, trabalhistas, culturais, políticos e afins, através de uma organização coletiva, dirigida de forma democrática por seus líderes, ou seja, dirigida por gestores escolhidos por eleições diretas a partir de seus cooperados.

Em essência, a Cooperativa é uma sociedade que trabalha para seus associados ou cooperados no sentido da criação de métodos coletivos que se efetivem como ações que possam permitir as melhoras nas condições de tratamento e defesa dos interesses comuns de cada Cooperativa. 

Tais métodos são mais bem-sucedidos socialmente do que os métodos individuais, isto é, por gerarem ações de natureza coletiva eles ganham força  em suas estratégias para a concretização dos objetivos desejados.

A Constituição Brasileira de 1988 foi a ferramenta legal que estabeleceu a autonomia das Cooperativas, uma vez que desde o nascimento do Cooperativismo no Brasil, no século XIX , no município mineiro de Ouro Preto, a ingerência do Governo fazia das Cooperativas entidades sem liberdade, controladas pelo Estado.

Há Cooperativas no Brasil em variados tipos de atividades: agricultura, pecuária, avicultura, indústria, comércio, serviços, funcionalismo público, infraestrutura, mineração, saúde, educação, transporte, habitação, produção, pesca, esporte, artes, de crédito, artesanato, consultoria, auditoria, costura, informática e segurança. e congêneres.

A SIPAT -“Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”, é uma atividade de  estirpe compulsória às Empresas no seu sentido legal e visa proteger e prevenir aos funcionários em relação às situações de risco à sua saúde física, psicológica e holística, uma vez que o indivíduo colaborador desta Empresa é parte integrante de um todo, hoje globalizado.

No que tange ao universo das Cooperativas é basilar de que as SIPAT -“Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”, foquem suas ações e atividades nas especificidades, conveniências  e interesses característicos de cada Cooperativa.

Se a SIPAT ocorre em uma Cooperativa Agrícola, é importante mencionar na sua práxis que a utilização de agrotóxicos na lavoura é um dilema para seus trabalhadores, uma vez que é termo primário na degradação da saúde destes; outro ponto, que ainda é pouco divulgado mas real, faz referência aos silos e aos armazéns agrícolas, locais onde, por conta das denominadas poeiras explosivas aglomeradas em excesso, por processos químicos acarretam detonações e óbitos humanos, principalmente onde são processadas farinhas, arroz, açúcar, chá, café e afins. 

Nas agroindústrias avícolas, por exemplo, o flagelo do trabalhador explicita-se no quesito emocional e psíquico, e, segundo o referenciado sindicato, cerca de 80% dos atendimentos problemáticos estão associados ao fato do trabalhador estar em um local cerrado, sem a consciência de que se é dia ou  noite, em compasso acelerado e pressionado em sua atividade, o que gera angústias que se potencializam e transformam-se na conhecida “síndrome do pânico”. 

Em uma cooperativa industrial, é precípuo que se  aponte os principais problemas inerentes à atividade trabalhista nas indústrias: a asma, os problemas de pele e as intoxicações provenientes do contato empírico com os produtos químicos industriais, além da LER / DORT – Lesão por Esforços Repetidos – Doenças Osteo musculares Relacionadas ao Trabalho que podem provocar danificações em tendões, musculaturas e juntas do corpo do trabalhador.

Em suma, é imprescindível que a A SIPAT -“Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho” seja planejada em acordância à natureza de cada tipo de Cooperativa, pois o trabalho de cada Cooperativa é necessário na defesa e proteção de seus importantes cooperados.

É sempre de bom tom recomendar às Empresas, Sindicatos e Cooperativas que existem empresas especializadas no fornecimento de serviços relativos à SIPAT -“Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho” e que no quesito custo-benefício certamente haverá retorno positivo e lucrativo, tanto no nível financeiro quanto no aspecto qualidade de vida do trabalhador, portanto devem ser seus serviços solicitados.

 

SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO PARA SIPAT.
ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
WWW.SIPATSHOW.COM.BR

Postagens Recomendadas