Percepção de riscos no ambiente de trabalho

Na indústria, aceitar um determinado nível de risco para manter o conforto está fora de cogitação. Isto porque qualquer acidente pode tomar escalas gigantescas quando falamos do ambiente industrial.

A única ocasião onde uma ação arriscada se torna tolerável, é em caso de uma emergência, ou quando não tomar essa iniciativa pode acarretar em um problema ainda maior.

Dessa forma, a percepção dos riscos aparece como fator humano recorrente em muitas investigações de acidentes. Também desafiando os gestores em atividades perigosas a reduzir os acidentes, sejam de trabalho ou de trânsito.

Trabalhe a percepção de risco

  • Analise e conheça todas as ameaças que o ambiente de trabalho pode oferecer.
  • Estude atitudes de risco e suas consequências.

Isso vai servir para que a atenção seja ampliada e controlada pelo empregado, garantindo a melhor forma de evitar situações de risco para a segurança. Caso o psicológico do funcionário esteja afetado, seja qual for o motivo, provavelmente o seu estado de atenção vai cair.

Evite isso ao trabalhar o lado emocional dos seus funcionários com estratégias eficazes de motivação e preparo.

Fatores de risco

Observe os fatores que diminuem a segurança no local do trabalho:

  • Desatenção;
  • Descumprimento de procedimentos de segurança;
  • Falta de cuidado;
  • Soluções práticas e inseguras para eventuais problemas;
  • Retirada de equipamentos de proteção em locais proibidos.

Educação de segurança trabalhista

Enfatize a consequência que os atos inseguros podem trazer ao trabalhador, para que este dê mais valor ao cumprimento das regras. Como por exemplo: a bota de segurança garante que o trabalhador possa jogar futebol em seu dia de folga.

Isso vai fazer com que o valor de segurança oferecido pelos equipamentos, seja maior do que o conforto momentâneo ao retirar a bota, ou outro item de segurança ao realizar tarefas inseguras.

Tenha consciência de que é o papel do líder educar os funcionários para este tipo de situação, portanto é fundamental que este seja exemplar para que estes valores sejam assimilados.

Por último, o excesso autoconfiança também pode arruinar o ambiente seguro em uma empresa, pois apesar de esta trazer a perícia necessária, quando em excesso põe tudo a perder ao executar tarefas com menos proteção.

Por isso, procure conscientizar os funcionários da sua empresa para a importância de prezar pela segurança, assim como o uso dos equipamentos de proteção individual. Também é fundamental que possua políticas de segurança desenvolvidas dentro da própria organização, além de haver orientação, supervisão e atenção contínua em relação às atividades e aos trabalhadores.

fonte:

Sipat Show

 

SIPAT SHOW PALESTRAS,TEATRO E MÁGICAS PARA SIPAT.
ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
WWW.SIPATSHOW.COM.BR

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar