DIREÇÃO DEFENSIVA TEMA MUITO ABORDADO DURANTE A SIPAT – SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO.
“Direção Defensiva” é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.
O condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O condutor defensivo não dirige apenas, pois está sempre pensando em segurança, pensando em sempre prevenir acidentes, independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.
Conheça os cinco elementos da direção defensiva:
Conhecimento – O código de trânsito brasileiro é o seu maior aliado na busca deste conhecimento, além disso, existem livros e revistas especializadas para o trânsito e publicações jornalísticas sérias que nos mantém em dia com as novas leis e resoluções.
Atenção – Mantenha sua atenção no trânsito e não se distraia com conversas, com sol alto ou uso de rádio amador ou aparelho de telefone celular.
Previsão – A direção defensiva exige tanto a previsão mediata como imediata, sendo que algumas inclusive fazem parte das leis de trânsito (cuidados com o veículo, equipamentos obrigatórios).
Habilidade – A habilidade se desenvolve por meio de aprendizado e da prática. Devemos aprender o modo correto de manuseio de veículo e executar várias vezes essas manobras, de forma a fixar esses procedimentos e adquirir a habilidade necessária à prática de direção no trânsito, das vias urbanas e rurais.
Agilidade/Decisão – Sempre que necessário tomar uma decisão numa situação de perigo, ela dependerá do seu conhecimento e das alternativas que se apresentem e do seu conhecimento das possibilidades do veículo, das leis ou normas que regem o trânsito, do tempo e do espaço de que você dispõe para tomar uma atitude correta. Portanto, devemos nos manter atentos a tudo que circunda a via, mesmo a sua traseira, para que esta decisão possa ser rápida e precisa, salvando sua vida e a dos outros envolvidos numa situação de risco.
Fique atento aos três elementos causadores de acidentes:
Imprudência – Está relacionada com algo mais do que a mera falta de atenção ou cuidado, mas ao to pode até se revelar de má fé, ou seja, com conhecimento do mal e intenção de praticá-lo. (VELOCIDADE INADEQUADA).
Negligência – Também conhecida como falta de cuidado ou desatenção. A negligência implica em omissão ou falta de observação do dever, ou seja, aquele de agir de forma, prudente, não age com o cuidado exigido pela situação.
Imperícia – Requer da pessoa falta de técnica, conhecimento ou até falta de habilidade, erro ou engano na execução de alguma tarefa que ele deveria saber.
Contudo, o condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humanidade e autocrítica, conhecimento das normas do trânsito e não abusa da autoconfiança.
Quem segue essas dicas sempre vai em segurança!
Lembre-se, o acidente só acontece onde a prevenção falha!
SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO PARA SIPAT.
ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
WWW.SIPATSHOW.COM.BR