COMO ORGANIZAR UMA SIPAT

SIPAT é a abreviatura que significa “Semana Interna de Segurança do Trabalho”. Trata-se de um evento anual, de teor obrigatório por Lei, indicado a toda instituição, firma, estabelecimento, companhia, empresa e afins, que empregue acima de 19 colaboradores, e que atuam no Brasil, seja em nível comercial, social, educacional, esportivo, industrial, agrícola, governamental e não governamental, seja ela de grande, médio ou pequeno vulto ou faturamento.
Toda Instituição com as características acima explicitadas, tem a missão de organizar a SIPAT anual e, portanto, necessita dispor em seu interior da denominada “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”, cuja respectiva abreviatura é CIPA, e também dos “Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho”, a SESMT.
A CIPA, em coadunação com a SESMT, deve, em princípio, organizar a SIPAT – Semana Interna de Segurança do Trabalho, logicamente sob a regência dos gestores da Empresa interessada a priori.
A SIPAT deve ter como objetivo primordial esclarecer e informar aos seus colaboradores sobre os incidentes e acidentes relacionados ao exercício laboral, ou seja, ao trabalho prático em todas as suas facetas, incluindo a prevenção, a segurança, a atenção e a educação, temas que se mesclam quando o assunto é produção, exercício, trabalho.
Para tanto, um primeiro passo é estipular os assuntos gerais e específicos que serão tratados na SIPAT. É essencial ter a ciência de que cada Instituição está contextualizada por seu tipo de atuação, produção, metas, gestão e interação.
Por exemplo, uma empresa de telemarketing não tem as mesmas características laborais do que um uma empresa agrícola ou industrial; assim, as temáticas que devem orientar os assuntos da SIPAT devem convergir para o tipo de atividade específica em pauta e evidência.
Assim, uma empresa agrícola deve ter preocupações com seus colaboradores relativas à manipulação de inseticidas, fungicidas, defensivos agrícolas, herbicidas e afins, além da utilização de tratores, máquinas coletoras, pequenas aeronaves etc.
As indústrias devem focar sua temática nos quesitos relativos à manipulação de equipamentos, aparelhos, instrumentos, motorizados, produtos químicos, circuitos eletricidade e relativos itens.
Uma empresa de telemarketing deve prestar a atenção nas questões de postura corporal, lesões por esforços repetitivos, claustrofobia, síndrome do pânico, etc.
A SIPAT, em seu planejamento, portanto, deve levar em conta a sua temática, específica a cada tipo de empreendimento e negócio.
Num segundo momento, há os assuntos que podem permear a todos os tipos de empresa no geral: prevenção de acidentes, cuidados com a saúde como o tabagismo, o alcoolismo, os problemas psicológicos, as doenças sexuais, o planejamento financeiro e familiar, o desenvolvimento profissional, a atenção aos estudos e à cultura, esporte e lazer, ecologia, a ética, aos planejamentos ligados especificamento às metas da empresa etc.
A realização da SIPAT pode contar com diversos tipos de atividades: avaliações médicas, orientações alimentares, mesas redondas, simpósios, palestras, espetáculos teatrais e musicais, jogos esportivos, exposições, oficinas, apresentação de mágicas, atividades em grupo, além de e muitas outras possibilidades factíveis.
A sistematização da SIPAT, em seu eixo especificamente material de atividades, deve levar necessariamente em conta variados, porém essenciais, detalhes:
Escolha adequada da data do evento;
Definição do espaço para a realização do evento;
Preparação de convites e contratações dos profissionais que atuarão no evento (palestrantes, garçons, copeiros, seguranças, faxineiros etc)
Divulgação aos colaboradores e convidados da SIPAT em seu todo (data, local, atividades etc);
Providenciar o material a ser utilizado no evento (caneta, lápis, caderno, computadores, cadeiras, mesas, aparelhos de som e imagem etc);
Planejar e encomendar alimentação a ser utilizada no evento (café, almoço, lanche, etc);
Preparar eventuais pequenas lembranças relativas à SIPAT (camisetas, chaveiros, bonés etc);
Documentar o evento (filmagem, fotografias etc).

Em suma, é fundamental que A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes contígua á SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e os empresários, certamente os mais interessados no evento, planejem a SIPAT – Semana Interna de Segurança do Trabalho levando em conta as seguintes orientações:

Escolher o viés dos temas a serem tratados especificamente à prevenção e diminuição de acidentes, além de maior lucratividade, relativos à atuação da Empresa (Indústria, comércio, agricultura, serviços etc);
Pensar a respeito das formas de tratar os temas mais gerais (saúde, família, profissão, estudo e afins);
Organizar e planejar os pontos que alicerçarão a realização com sucesso da SIPAT (divulgação, montagem, espaços, profissionais, atividades, alimentação etc).

Para tanto, é de fundamental importância que haja, continuamente, consultas a Empresas especializadas na organização das SIPATs, pois há várias delas renomadas no mercado brasileiro que desenvolvem este trabalho primordial , pois são elas dotadas de grande técnica e experiência nestes eventos.

JORNALISTA: MAURO CUNHA FILHO (MTB.21.497-SP)
e-mail: [email protected]

REFERÊNCIAS DE PESQUISA:

Site: Ministério do Trabalho e do Emprego: WWW.MTE.GOV.BR
Jornal Folha de São Paulo
A Tribuna de Santos
FECOM – Federação do Comércio do Estado de São Paulo
FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
USP – Universidade de São Paulo

SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO PARA SIPAT.
ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
WWW.SIPATSHOW.COM.BR

Postagens Recomendadas