ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE A SIPAT – “SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO”

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SIPAT

SIPAT é a abreviatura de “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”. Conforme indicam as Leis do país, trata-se de um evento de caráter compulsório para as Empresas  estabelecidas no Brasil 

 A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho deve ser promovida as Empresas anualmente a partir da CIPA que é a sigla para “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes” em parceria, preferencialmente, com o SESMT que é a sigla para “Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho”.

          Os  objetivos profícuos da SIPAT são os de informar, de alertar e de dar consciência aos empregados e aos seus colaboradores a respeito da saúde e da segurança do trabalho, e também no intuito de se evitar e minimizar o número de acidentes nos ambientes de produção.

 A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT pode acontecer  e ser veiculada a partir de diversos formatos interessantes, como está explicitado a seguir, conforme a importância característica de cada uma dessas atividades.

 Apresentações teatrais e humorísticas: são apresentações de suma importância e contam com uma qualitativa oferta de empresas especializadas neste tipo de trabalho, com abordagens pertinentes aos temas relacionados à prevenção da saúde e à segurança  no ambiente de trabalho, além de vários outros temas relacionados. Neste tipo de atividade, geralmente com um tom alegre e envolvente, os atores levam até o público mensagens importantes referentes aos assuntos escolhidos para a SIPAT, com uma técnica que cativa e acaba por educar este público, no caso os funcionários das empresas, de forma positiva, concreta e duradoura. 

 Apresentações Musicais:  frequentemente são atividades integrantes das Apresentações teatrais e humorísticas, mas podem também ter um caráter de performance independente, sempre  que abordem de forma pertinente os temas propostas pela SIPAT, com a utilização de paródias musicais, por exemplo.

 Shows de mágicas: são apresentações que, com base nos temas da SIPAT, podem acompanhar as apresentações teatrais e as palestras e, usualmente, fazem muito sucesso no público espectador, causando encantamento e satisfação.

 Apresentação de vídeos: é uma atividade que deve ser muito bem elaborada, pois é de boa vereda que os filmes apresentados não sejam enfadonhos ou longos e possam abordar as questões dos temas da SIPAT com objetividade e clareza. Geralmente esta atividade deve ter o máximo   de quinze minutos. Esta é, usualmente, uma atividade auxiliar.

 Palestras, simpósios e conferências: são apresentações orais feitas por profissionais especializados em assuntos referentes aos temas ligados à SIPAT, como  por exemplo segurança no trabalho, saúde preventiva, produtividade, ética etc; também são eficazes pessoas com vivência em situações especiais que contam suas experiências de vida (acidentados trabalhistas, esportistas, psicólogos, psiquiatras, ex-dependentes químicos, ex-presidiários, empresários de sucesso e outros)  para fazer tais palestras.

 Debates e Mesas redondas: são discussões realizadas entre vários profissionais ligados, de alguma maneira, aos temas da SIPAT, que procuram tomar uma posição em relação a esses temas; é um evento que necessita ter um mediador que conduza os trabalho e há a possibilidade salutar da abertura da participação ao público no sentido de fazer suas perguntas, críticas e comentários.

 Treinamentos e pequenos cursos: são atividades ministradas por empresas e profissionais de conhecimento reconhecido nas áreas práticas e acadêmicas dos assuntos em pauta escolhidos para a SIPAT. Essas atividades conseguem valorizar os funcionários deveras e muito soma à SIPAT.

 Disputas, certames e jogos: são atividades que abordam a produção de desenhos, sentenças, rótulos, pôsteres, fotografias, entre outros, ligados aos temas da SIPAT, o que cria uma competitividade saudável entre os participantes do evento eque acaba causando uma movimentação intelectual que muito desperta os interesses e tira o público de uma eventual passividade.

 Exposições: são atividades que podem permear os temas da SIPAT com informações em formas de cartazes, fotografias, objetos diversos sejam artesanais ou artísticos, vídeos, textos entre outros. Tais exposições podem contar com a confecção e participação do público em geral da empresa.

 Atividades ligadas à saúde do corpo, da mente e ao meio ambiente: são ações importantes, desenvolvidas por profissionais de gabarito, com cunho voltado de forma preponderante à prática cidadã e, também, ao objetivo mor de integrar as pessoas na SIPAT,  como os exemplos a seguir: 

 Plantação e cultivo de árvores, flores, pequenas hortas e similares; 

 Culinária saudável: aprendendo a cozinhar coisas saudáveis;

 Caminhadas, ginástica e danças;

 Campanhas pontuais de doação de sangue e doação de órgãos; 

 Avaliações médicas de âmbitos físico e mental, exames de sangue, aids e similares.

 Em suma, é de boa orientação que A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – seja planejada com bastante critério no nível de seus temas e também de suas atividade, para que o seu escopo seja plenamente concretizado para o bem da Empresa, dos Empresários, dos Empregados e dos colaboradores em geral.

 Sempre é de bom tom lembrar que, para a execução plena do seus interesses empresariais, é de fundamental importância que haja consultas a Empresas idôneas que desenvolvem com esmero este trabalho primordial focando a SIPAT,  pois são elas donas de grande técnica e experiência nesses eventos.

SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO PARA SIPAT.
ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
WWW.SIPATSHOW.COM.BR

Postagens Recomendadas