A IMPORTÂNCIA DA DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES NA SIPAT
EMPRESAS DISTRIBUEM BRINDES DURANTE A SIPAT PARA INCENTIVAR COLABORADORES A PARTICIPAR DE PALESTRAS
Este artigo tem como objetivo explicitar a importância da utilização e da distribuição de Brindes nas SIPAT’s.
SIPAT é a sigla para “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho” e trata-se de um acontecimento de cunho legalmente compulsório, todos os anos, para as firmas, empresas e similares instalados no nosso país e é implementada em sua organização pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em coadunação com a SESMAT, sigla esta que significa “Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho”.
A SIPAT tem como finalidade levar informação, a reflexão e a consciência aos colaboradores das empresas quanto a prevenção, a segurança, além da saúde, em seu tom mais abrangente, no ambiente laboral.
A SIPAT pode ser concebida e composta por diversos tipos de atividades: simpósios, encontros, mesas redondas, palestras, peças teatrais, shows de mágica e de humor, jogos, exposições, filmes, avaliações de saúde corporal e psicológica, seções de ginástica e de massagem, brincadeiras lúdicas, treinamentos multi temáticos, entre outros.
É notória a importância essencial da SIPAT no bojo das atividades empresariais de âmbito nacional e é por essa razão que a utilização e o oferecimento de Brindes torna-se uma ferramenta poderosa no sentido de potencializar a realização de tal evento.
Primeiramente, no ato do recebimento de Brindes por parte do funcionário, colaborador, cliente ou parceiro da empresa, ocorre no nível psico e lógico um sentimento de autovalorização nele, o que consequência a sua motivação e intensifica a positivação de sua visão em relação à sua empresa; trata-se de uma metodologia engenhosa de incentivar o empregado, por exemplo, a tornar-se, não apenas um mero coadjuvante nas ações da empresa, mas um realizador protagonista e parceiro desta.
Outro aspecto essencial que podemos observar é a questão de que o brinde carrega a marca de uma empresa e, por este motivo, a divulga; mas não nos apeguemos apenas ao quesito da “marca”, também porque o brinde chama a atenção do público em geral com relação à atividade da empresa: produtos, serviços, assessoria, propaganda, comunicação, educação, saúde, organização governamental ou não, e assim por diante; é mister, e até óbvio que, ao distribuir um brinde, a empresa que o fez estará explicitando mercadologicamente a sua própria atividade e fazendo propagar a sua marca e conjuntamente o seu logotipo, o seu telefone, o seu e-mail, o seu site e afins; portanto, o brinde tem a precípua capacidade de, empiricamente, propagar sua empresa e fazer a sua marca divulgada, quiçá muito conhecida, com a capacidade de abrir portas para negócios e, consequentemente, o sucesso.
Uma terceira dimensão relacionada à distribuição de Brindes se dá por conta do caráter educativo, social e pedagógico deste ato.
Vejamos então: quando se disponibiliza, por exemplo, um boné ou uma viseira para alguma pessoa, implicitamente se transmite a ideia de que a exposição demasiada aos raios solares é negativa aos olhos e à pele do rosto desta pessoa. Já um relógio como Brinde pode explicitar o conceito de organização de tempo, de assiduidade, de elegância e de autocontrole. Um Pen drive pode estimular o indivíduo a prevenir-se com relação a ter preservado os seus arquivos de computador no trabalho ou em casa. Um squeezy pode fazer referência à importância da hidratação para o corpo humano ao longo dos afazeres diários. Uma agenda tem o poder de conceitualizar a ideia de que toda ação humana planejada tem muito maior possibilidade de factuar-se com êxito do que uma outra contrária. Uma bola, por mais simples que seja, estimula a atividade física. Um pequeno rádio com fone de ouvido fomenta um cidadão a deglutir uma boa música ou o coloca a par do noticiário diário. Uma pequena bolsa “necessaire” indica ao sujeito de que se deve carregar sempre consigo para uma eventualidade um paninho umedecido, uma pasta e uma escova de dentes, além de um pente para os cabelos. Uma caneta desperta no ser humano a importância pelo exercício da escrita e das coisas relativas à sua memória e utilidade cotidiana. Uma mochila pode conter a ideia de planejamento de uma viagem de lazer ou cultura. Um pacotinho de preservativos aponta a ideia de cuidado nos hábitos com relação à doenças sexualmente transmissíveis. E poder-se-ia apontar inúmeros exemplos de como um Brinde é salutara neste sentido educativo-pedagógico.
É, inteiramente relevante, compreender que o oferecimento de um Brinde pode significar um ato positivo e multifacetado e politicamente educado: agradecimento, agrado, respeito, afeto, parceria, amizade, estímulo, companheirismo e confiança são alguns dos sentimentos que podem ser promovidos ao recebedor do Brinde, propiciando bons relacionamentos e bons negócios.
Portanto, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, o trabalho com a utilização de Brindes pode tornar-se de grande valia para os objetivos das investidoras realizadoras desta.
É mister lembrar que é sempre fundamental a assessoria de Empresas especializadas na organização da SIPAT, portanto relevante é consultá-las.
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